Última live da série da Mãos Verdes abordou “Investimento para o Desenvolvimento da Cadeia de Reciclagem”

O vídeo na íntegra pode ser assistido no canal do YouTube

Na quinta-feira (5), a Mão Verdes realizou a sua última live da série de debates do ciclo comemorativo aos seus 10 anos, com o tema “Investimento para o Desenvolvimento da Cadeia de Reciclagem”. 

A transmissão teve como convidado o head de Sustentabilidade da Coca-Cola do Brasil e do Cone Sul, Rodrigo Brito. Pela Mãos Verdes, como debatedor, quem falou foi o diretor-presidente, Alceu Nascimento. No debate, Brito trouxe a evolução da preocupação da empresa com o nível de reciclagem de todos os produtos fornecidos. “O sistema de sustentabilidade é cada vez mais transversal na companhia, fazendo com que muitos setores se envolvam. Além disso, tentamos estar cada vez mais próximos de cada ponto do ciclo da reciclagem. Isso é fundamental para nós e para a sociedade como um todo”, destacou.

O head também trouxe a importância das empresas fazerem além daquilo que está estabelecido pelos governos, pois, desta forma, é possível acelerar os avanços da cadeia. “Na Coca-Cola, por exemplo, nós coletamos e reciclamos cerca de 40% do que produzimos em termos de embalagens, isso é quase o dobro do mínimo estipulado pela legislação. Para isso, investimos muito”, acrescentou.

Além disso, Brito fez referência à necessidade de estimular o profissionalismo da cadeia, pois só assim, conforme ele, será possível alcançar um desenvolvimento consolidado. “Se olharmos só para a coleta, por exemplo, teremos pontos que não darão sustentabilidade para a nossa meta de reciclagem na outra ponta”, lembrou.

O diretor-presidente da Mão Verdes acrescentou a importância da educação ambiental como fonte central do desenvolvimento da cadeia. “Por meio do conhecimento daremos um impulso sem volta para o desenvolvimento de todos os elos que envolvem”, concluiu.

Confira a live completa:

Encontros anteriores

O primeiro debate do ciclo de lives foi realizado no dia 8 de julho com o tema “Economia Circular: Novos Paradigmas para Empresas e Sociedade”. Três convidados, todos da Hélice Consultoria, participaram do evento: a coordenadora geral, Istefani Carísio de Paula; a coordenadora do pilar de Ecossistemas de Inovação, Ghissia Hauser; e o gerente de projetos, Ricardo Sastre. Escritório profissional vinculado à Escola da Engenharia da UFRGS, a Hélice oferece consultoria nas áreas de gerenciamento de projetos, economia circular e ecossistemas de inovação.

Já a segunda live do ciclo, no dia 15 de julho, teve como tema “ESG – Negócios com Governança e Impacto Socioambiental”. O convidado foi o CEO da Trashin (empresa da área de gestão de resíduos e logística reversa), Sérgio Finger.

A terceira live, que ocorreu no dia 27 de julho, abordou o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Avanços na implantação da Lei e Desafios para o Futuro” e teve como convidado o promotor Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Pela Mãos Verdes, o debatedor foi o diretor-presidente Alceu Nascimento.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp