Fórum de Líderes do SER+ discute a moeda social como possibilidade de ampliar a produção nas cooperativas de reciclagem

Décima edição do encontro ocorreu nesta quarta-feira, 8 de setembro, e contou com representantes das quatro regiões do projeto

Nesta quarta-feira, 8 de setembro, ocorreu a 10ª edição do Fórum de Líderes do SER+, como o tema “Moeda Social: Sua Atitude em Troca de Valor”. O palestrante foi o diretor-presidente da Mãos Verdes, Alceu Nascimento, que falou sobre o conceito, as oportunidades, os desafios  e as formas de se implementar a ideia nas comunidades em que as cooperativas de reciclagem estão inseridas. O encontro contou com a presença das lideranças que fazem parte do projeto que abrange quatro Regiões Metropolitanas do País.

Conforme o diretor-presidente, o maior desafio da moeda social é mostrar à comunidade o valor de troca que ela possui no comércio local, seja em mercados, lojas ou outros serviços. 

“É importante, antes da implementação, articular bem com a comunidade e os comerciantes o potencial que a ação tem e o retorno que dará a todos. Além disso, é vital destacar que se trata de uma ação de economia solidária, onde todos exercem um papel central”, destacou.

Alceu também abordou a relevância educacional que iniciativas como essa podem gerar, pois há uma conscientização no processo de separação de resíduos na comunidade. “A educação ambiental é um dos pilares de iniciativas como essa. É por meio dela que os ganhos terão consistência para as cooperativas”, afirmou.

SOBRE O SER+
O programa é promovido pela Braskem e operacionalizado pela Mãos Verdes. Ao todo, 1.260 famílias são beneficiadas pelo programa, que está presente em 22 municípios das regiões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Maceió. O Fórum de Líderes é o momento para troca de conhecimento e aprimoramento das cooperativas de reciclagem que fazem parte da iniciativa.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp